Marselha é a segunda maior cidade da França e considerada a mais antiga do país. Sua história como assentamento perene remonta ao sexto século a. C. quando gregos vindos da península da Anatólia fundaram a cidade como um porto marítimo de apoio ao comércio com os povos do ocidente europeu. Foi o desenvolvimento deste comércio que propiciou o enriquecimento da cidade já na antiguidade clássica e a cobiça de povos como os etruscos, celtas e cartagineses. Para proteção, aliou-se posteriormente a Roma, mas por ter escolhido o lado errado da disputa entre Pompeu e Júlio César, acabou anexada ao Império Romano desde seus primórdios.
Durante a Idade Média a cidade esteve sob domínio dos francos, mas sofreu com constantes ataques piratas e tentativas de avanço dos muçulmanos instalados na península Ibérica. Tais ameaças resultaram em um grande recrudescimento econômico e diversas crises vitimaram a cidade. A principal foi o surto de peste negra que assolou a Europa no século XV, tendo Marselha como uma das principais portas de entrada dos roedores que seriam os vetores da doença. A peste vitimou mais da metade da população de Marselha que esteve muito perto de desaparecer.
Ao final do século XV, Marselha passa a compor o reino Francês, quando o feudalismo entrava em declínio e se iniciava a supremacia do Estado-Nação representado pela figura do Rei... Mas a cidade manteve uma certa posição de rebeldia contra o poder centra. Ainda assim, por ser considerada uma área de importância estratégica para o controle das rotas comerciais do Mediterrâneo, teve suas defesas fortificadas e foi construído um novo porto, incrementando mais uma vez o comércio com as demais regiões da Europa, África e Ásia.
Allons enfants de la Patrie...
O Famoso hino da França, chamado de la Marseillaise, pouco tem a ver com a cidade... foi composto por encomenda do prefeito de Estrasburgo, mas no complexo cenário da Revolução Francesa, acabou fazendo grande sucesso entre os combatentes da Provença, que entraram em Paris cantando a música e fizeram dela o tema da vitória quando da tomada do Palácio da Tulherias em 10 de agosto de 1792. A identificação dos soldados provençais com Marselha, acabou nomeando umdos mais conhecidos símbolos da França...
Atualmente a cidade de Marselha é um dos principais centros de cultura e lazer da França, merecendo alguns dias de atenção em qualquer roteiro turístico que inclua o sul da França. Como principal cidade da região histórica da Provença, a cidade possibilita também a realização de diversos bate-volta para locais realmente paradisíacos, seja para o turista que gosta de praias belíssimas, parques naturais ou para os encantados com a história do medievo europeu.
As principais atrações da cidade são as chamadas Calanques, construções naturais caracterizadas por pequenas baias ou enseadas no Mediterrâneo cercadas por paredões calcários, formando lindas e tranquilas praias. Os principais Calanques de Marselha são os de Morgiou e Sugiton.
Outro ponto de grande destaque para o turismo de Marselha é a igreja de Notre Dame de La Garde, dedicada aos homens do mar, em virtude da tradição portuária de cidade. O restaurante da igreja, atendido por religiosas da congregação oferece também uma das melhores comidas da região com um preço bastante atrativo. A culinária de Marselha, aliás, é bastante variada, fruto mesmo de sua tradição cosmopolita herdada se sua tradição como porta de entrada da Europa desde a antiguidade. É bastante comum se encontrar pela cidade comidas de todas as partes do mundo, mas em especial da cozinha árabe, africana e italiana.
Dos pontos mais distantes da cidade, aqueles que podem ser facilmente alcançados a partir de Marselha se destacam as cidades de Aix-en-Provence, Avignon e o balneário de Saint Tropez, antiga vila de pescadores tornada famosa com o retiro de atriz Brigitte Bardot na década de 70.
Se o turista tiver interesse particular em passeios de extrema beleza e que possibilitem o contato direto com a natureza exuberante da região, pode se dedicar às visitas aos campos de lavanda da Provence ou aos Parque Nacional do Verdom, facilmente alcançados também a partir de Marselha.
Gorges du Verdom |
Se o interesse for percorrer os lindos campos de lavanda de Provence, o melhor período para a visita é o mês de julho, quando as flores estão totalmente desabrochadas e o odor pode ser facilmente sentido. O culto da lavanda é um dos mais antigos da região e remonta ainda à colonização grega de 26 séculos passados...
XXX
Saiba mais sobre o sul da França! Tire suas dúvidas sobre roteiros completos, passeios e atividades fantásticas que podem ser realizadas nesta bela região. Deixe sua pergunta que teremos prazer em respondê-la. Se ficou com vontade de conhecer, solicite seu orçamento para a Militur Viagens!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário