Não apenas a história e os costumes baseados no luxo e na sofisticação são os principais atrativos da França e que a transformam no destino turístico mais procurado do mundo... A natureza também foi bastante generosa com o país e o brindou, em diversos locais com distintos atrativos de grande beleza.
Um destes locais, sem dúvida é o Parque Natural Regional do Verdon, onde se destacam as gargantas (gorges) escavadas na rocha pelo rio Verdon durante milhares de anos. Uma visão incrível, comparável ao famoso Grand Canyon americano e que coloca o parque inscrito entre as maravilhas de Provence.
A beleza do cenário serve também como inspiração para diversos esportes ligados à natureza, como escaladas, canoagem, trekking, stand up paddle e outros esportes aquáticos. Existem nas escarpas diversas rotas já lançadas, com meios de escalada instalados e com diferentes graus de dificuldade que estimulas a prática do esporte, tendo como pano de fundo todo o visual do mais elevado canyon da Europa.
Apesar de tanta beleza, o turismo no parque é bastante recente... Até o princípio do século XIX não havia nenhum tipo de registro de atividades turísticas na região. Os meios de hospedagem eram raros e as estradas bastante precárias, não havendo estação férrea muito próximo da área que facilitasse o acesso. Toda esta dificuldade foi sendo sanada ao longo do século XX, muito devido a instalação de hidroelétricas no curso do rio, numa tentativa de minimizar o problema de geração de energia na região. O progresso trouxe a melhoria das vias de acesso e os turistas que se encantaram com o local, mas manteve a preservação que os anos de isolamento haviam propiciado.
O parque e as Gorges du Verdon hoje podem ser facilmente acessadas por estradas de ótima qualidade tanto de Nice quanto de Marselha e vale a pena separar um ou dois dias para incluir este destino no seu itinerário, quer seja no estilo bate-volta, quer seja com um pouco mais de tempo para desfrutar dos esportes radicais que o rio e suas molduras de pedra oferecem. Da ponte de Chaulière, por exemplo, é oferecida a possibilidade de um bungee jump de 182 metros, o mais alto da Europa...
O acesso pode ser realizado por dois diferentes itinerários. Um pela margem direita, ao norte, entre Castellane e Moustiers-Sainte Marie pela estrada D952 e outro ao sul, pela margem esquerda, próximo de Aiguines, utilizando as estradas D71, D90 e D995.
A pequena cidade de Castellane pode servir de suporte para a visita, oferecendo informações sobre o local em seu Escritório de Turismo, ou mesmo prestando serviços especializados de guias, além de disponibilizar hotéis de boa qualidade e ótimos restaurantes.
XXX
Conheça este e outros belos destinos pelo mundo pagando pouco por suas viagens. A Militur Viagens operacionaliza roteiros turísticos personalizados, aliando as vantagens oferecidas por nossas parcerias internacionais com a experiência de quem percorreu cada um dos destinos oferecidos... Não perca tempo nem dinheiro. Solicite seu orçamento e comece a desfrutar daquilo que o mundo tem de melhor!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário