Nice é a quinta cidade mais populosa da França e um dos principais destinos turísticos da Europa. Situando-se a apenas 13 Km de Mônaco, seu aeroporto (Nice - Côte d'Azur - NCE) é um dos principais pontos de chegada para quem deseja conhecer o Principado, sendo também o terceiro mais movimentado da França, perdendo em número de passageiros apenas para os dois principais de Paris.
A região é habitada desde a pré-história, havendo registros arqueológicos no sítio de Terra Amata que identificam a presença humana já com controle sobre o fogo há cerca de 230 mil anos a. C.
Sítio Arqueológico Terra Amata - Nice |
A fundação da cidade está relacionada com os gregos que, a partir de Marseille, em torno do ano 350 a. C. fundarão um assentamento permanente, batizando-o de Nikaia, conhecida como Victória pelos romanos e que representava a força, o vigor e a supremacia sobre os inimigos. Esta deusa era bastante cultuada na antiguidade, tendo chegado até nós algumas representações que se tornaram célebres, como a Vitória da Samotrácia, exposta no Museu do Louvre, assim como o baixo relevo presente em Éfeso, na Turquia.
Deusa Nice - Vitória - em Éfeso, Turquia |
Historicamente, Nice teve vários períodos conturbados, passando ao controle de diversas culturas, em diferentes momentos. Durante a Idade Moderna, foi durante séculos controlada pelo Ducado de Saboia. Mas passou ao controle Francês durante o período revolucionário e napoleônico (1792 - 1815).
A região foi restituída para o Reino de Sardenha (sucessor do Ducado de Saboia e antecessor do Reino da Itália), no contexto do Congresso de Viena, que reconfigurou o território europeu após a derrota de Napoleão.
As guerras de unificação italiana despertaram forte oposição austríaca que ameaçava a consolidação do Reino da Itália. Desejoso de obter a ajuda militar francesa, Camillo Giulio Benso, Conde de Cavour, acordou com o imperador Napoleão III a cessão do Ducado de Saboia e de Nice que, por intermédio do Tratado de Turim de 1860 passa definitivamente a pertencer a França, para desespero do mais famoso cidadão nascido em Nice...
Giuseppe Garibaldi (1807 - 1882) nasceu em Nice quando ainda pertencia ao Ducado de Saboia e foi o mais importante combatente a lutar pela unificação italiana. Chamado Herói de Dois Mundos, em função do envolvimento também em lutas libertárias na América do Sul, incluindo a Revolução Farroupilha, sentiu-se traído por Cavour que, desejoso do apoio francês, não hesitou em entregar justamente a cidade natal de Garibaldi para o domínio estrangeiro. As relações entre estes dois grandes artífices do estabelecimento do reino de Víctor Emanuel II, deterioraram-se enormemente em virtude do Tratado de Turim e nem mesmo a morte de Cavour em 1861 trouxe o perdão ao coração de Garibaldi.
Promenade des Anglais |
Atualmente, a cidade se destaca por ser um polo turístico importante, apresentando o terceiro maior conjunto hoteleiro da França. A tradição turística de Nice é tão relevante, aliás, que até mesmo o nome de sua principal avenida a beira-mar demonstra esta relação. Em virtude do grande número de ingleses que se destinavam à cidade, já no século XVIII, para fugir dos rigores do inverno e passavam boa parte de seu tempo na cidade caminhando e contemplando as belezas da orla mediterrânea, o local passou a ser chamado de Promenade des Anglais - Passeio dos Ingleses - mantendo o nome até os dias atuais.
Nice pode ser utilizada também como uma confortável base para diversos bate-volta a destinos próximos, incluindo praias paradisíacas e pequenas cidades medievais.
Caminho para Mônaco |
Saint Paul de Vence |
Grasse - Capital Francesa do Perfume |
Museu Picasso em Antibes |
Praia em Cannes |
A vida cultural também merece grande destaque e inclui, além de diversas casas de shows, vários museus e galerias, assim como espetáculos de jazz, festas locais e outras atividades que garantem a diversão bem ao ritmo da Riviera Francesa que é um eterno convite para a boa vida...
Praça em Nice - Próxima ao litoral |
XXX
Gostou do post? Quer saber mais sobre Nice e o turismo no sul da França? Coloque sua pergunta nos comentários que teremos prazer em responder. Se ficou com vontade de conhecer este e outros destinos neste belo Roteiro, entre em contato com a Militur Viagens Internacionais e solicite um orçamento para sua viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário