Considerando que a França é um dos países mais lindos do mundo, o que pensar do seu jardim?
Com esse pensamento que devemos imaginar a cidade de Tours. Distante cerca de 230 Km a sudoeste de Paris, pode-se facilmente chegar à cidade pela rodovia A 10, em um percurso de pouco mais de duas horas e meia. Caso prefira o deslocamento de trem, existem várias opções de horários e a viagem leva cerca de 3 horas.
O nome da cidade, apesar de significar "Torres" em francês, está relacionado ao antigo povo gaulês que habitava a região por ocasião do domínio romano, há mais de dois mil anos. Os Turones, na língua local, eram conhecidos como "os fortes".
Durante a Idade Média a região onde a cidade se localiza, conhecida como La Touraine, tornou-se sede de importantes feudos, alguns deles inclusive rivalizando com o poder central do rei e sendo, em alguns momentos, anexada ao reino da Inglaterra pela dinastia Anjou-Plantageneta. Tamanho poder e concentração de riqueza, contribuiu para o desenvolvimento cultural e artístico da região, tornando-a praticamente sede do reino da França, sob a dinastia capetiana. O estilo de vida adotado pela corte após a Guerra dos Cem Anos, a consolidação do poder real, a construção de inúmeros castelos, o investimento nas artes e nas ciências (até mesmo Leonardo da Vinci morou em Tours), aliados a um clima ameno, uma natureza farta e um rio acolhedor, tornaram a região conhecida, já a partir do século XIV como "Os Jardins da França", sendo até hoje uma das mais visitadas áreas do país fora da chamada Île de France.
Mas o fato histórico de maior destaque ocorrido nesta cidade foi a Batalha de Tours em 732 quando as forças francas, comandadas por Carlos Martel barraram o avanço do exército muçulmano sob a liderança do Emir de córdoba, Abd el Rahman. A vitória na batalha, além de garantir a manutenção de uma Europa eminentemente cristã e limitar as possessões mouras ao sul da Espanha, possibilitaram a consolidação da dinastia carolíngia no poder.
Atualmente, Tours se beneficia de seu passado rico em histórias de reis e guerras, em belos castelos, em uma gastronomia diferenciada e em ótimos vinhos locais para fazer do turismo uma de suas principais fontes de renda. A cidade possui excelente rede hoteleira além de um competente escritório de atenção ao turista, localizado em 78/82 rue Bernard Palissy, que oferece opções de lazer à diferentes públicos.
Sendo uma cidade centralizada em relação à região de Indre-et-Loire, Tours oferece, além de suas belezas próprias, a possibilidade de visitar vários locais próximos que incluem castelos, fortalezas e abadias repletas de história e beleza... Mas isto é assunto para os próximos posts...
XXX
Gostou de Tours? Que tal visitar esta linda cidade? Entre em contato com a Militur Viagens Internacionais e construímos juntos um belo Roteiro incluindo Paris e Tours!!! Não perca tempo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário