quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A Emilia-Romagna

Campos de Girassol

A Emilia-Romagna é uma região do norte da Itália localizada entre a Toscana e Vêneto. Desta forma, caso o viajante opte por ir de Florença a Veneza de carro, por exemplo, vale muito a pena realizar algumas paradas no caminho, desfrutando das belezas desta região.
É composta pela união de duas regiões históricas: a Emilia, que compreende as províncias de Placência, Parma, Reggio, Módena, Ferrara e Bolonha e a Romanha, com as restantes províncias de Ravena, Rimini e Forlì-Cesena.
A região também se destaca por abrigar alguns dos mais famosos produtores de carros da Itália entre os quais, Ferrari, Lamborghini, Pagani, Maserati e Ducati possuem fábricas nesta região, sendo que alguns deles contam com museus, lojas e cafés ligados à marca.
Como toda a região italiana, a Emilia-Romagna se destaca por lindas paisagens e cidades encantadoras cheias de história e cultura. Destacaremos três destinos imperdíveis para aqueles que se aventurarem por esta linda porção da Itália:

1) Bologna

Bologna

Bolonha é a capital e maior cidade da Emilia-Romagna. Cidade universitária animada e cosmopolita italiana, com espetacular história, arte, culinária peculiar, música e cultura, possui cerca de 390 000 habitantes. É a sétima maior cidade em termos de população na Itália e o coração de uma área metropolitana de grande importância para o país.


BolonhaExistem registros históricos de que há 2.500 já existia um assentamento etrusco no local onde hoje é Bolonha. No século II a.C. constituía uma colônia romana. Com a queda deste império, passou a pertencer ao Império Bizantino, submetida a Ravena. No século XII era uma cidade independente e muito próspera. Em 1506 esteve sob controle papal. Entre 1796 e 1815, Bolonha foi ocupada por Napoleão Bonaparte; posteriormente, até 1859, pertenceu aos Estados Pontifícios. Durante o período monárquico era um centro republicano emblemático. O princípio da república foi caracterizado pela reconstrução de Bolonha, bastante afetada pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

2) Ferrara

Ferrara

Ferrara é uma comuna italiana da região da Emilia-Romagna cuja origem ainda permanece incerta. Uma das primeiras referências à cidade data do século VIII, em escrito de Astulfo, rei dos lombardos, como subordinada à Ravena. O feudo esteve sujeito a diversas posses durante toda a Idade Média sem, contudo, chegar a ocupar posição de relevância. 
No século XIII, sob influência papal, a família d'Este assume o poder na cidade, na pessoa de Obizzo II d'Este.

No princípio da Idade Moderna, ainda por intervenção de Roma, Ferrara é elevada a posição de ducado, permanecendo sob a liderança da família d'Este que passa a desenvolver seus domínios, no contexto das disputas constantes entre os diferentes mini-estados que caracterizavam a política descentralizada da Itália. 

Palácio EstenseO desenvolvimento político no período da Renascença fez surgir também um profundo sentimento artístico que fez surgir uma escola com características próprias em Ferrara, tendo como principais representantes Francesco del Cossa e Cosme Tura.

Neste período conturbado, Ferrara viu-se envolta também em conflitos que envolviam os demais ducados da região, os Estados Papais, liderados pela Igreja Católica e até mesmo a França, cujo rei tinha pretensões dinásticas sobre Nápoles e outras regiões italianas. 

Viagens, turismo, roteiros internacionais, roteiros europeus, agência de viagens Porto Alegre, Militur Viagens, Emilia-Romagna, Bolonha, Ferrara, San MarinoCom o propósito de consolidar seu poder, Alfonso d'Este casa-se com Lucrécia Bórgia, filha do papa Alexandre VI. Com o apoio da Igreja, lança-se contra Veneza, derrotando a poderosa cidade inimiga. A substituição de Alexandre VI por seu inimigo della Rovere, papa Júlio II, determina a excomunhão do duque de Ferrara e a perda de considerável poder. Mas Alfonso e Lucrécia foram felizes no período em que desfrutaram do poder na cidade.

Em frente ao palácio edificado pelos d'Este na cidade, ainda pode ser vista a imagem de Jerônimo Savonarola, frade dominicano detrator da família do papa, como se estivesse eternamente a maldizer Lucrécia Bórgia e seu poderoso pai. 

3) San Marino

San Marino

San Marino não faz parte da Emilia-Romagna, aliás, nem pertence à Itália. Na verdade, a Sereníssima República de San Marino é um país independente, com cerca de 61 Km² e uma população de 30.000 habitantes. Estando completamente encravado no território italiano, se encontra a pouco mais de 130 Km de Bolonha, valendo muito a pena a visitação a partir desta ou de outra cidade da região.

San MarinoA história reconhece San Marino como o mais antigo Estado-nação ainda existente. Segundo a lenda, foi fundado por um construtor cristão da Dalmácia em 3 de setembro de 301, enquanto estava encarregado de reconstruir as proteções de Rimini, que haviam sido destruídas por piratas. 

Por cerca de 17 séculos, San Marino tem conseguido manter sua independência, tendo resistido a diversos períodos conturbados em especial durante o medievo. Hoje o país se apresenta como um dos estados de maior renda per capita da Europa, com uma economia baseada no turismo, em serviços bancários, produtos eletrônicos e em pequena produção agrícola, baseada em cereais e vinhas.

XXX

Márcio AmaroGostou do post? Deixe seu comentário!!! Se bateu aquela vontade de percorrer os lindos campos da Emiglia-Romana e suas cidades históricas, entre em contato conosco que planejamos e operacionalizamos sua visita personalizada a este e a outros belíssimos destinos. Utilize a experiência de nossos profissionais a favor de sua viagem e realize seu sonho de forma planejada, tranquila e bem orientada, tirando o melhor proveito de seu investimento. Contate a Militur Viagens pelo mail gerencia@militurviagens.com ou clicando aqui e solicite seu orçamento!




Militur Viagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário