O Vale de Aosta é uma região autônoma coms estatuto especial situada no nordeste da Itália dividida em 74 comunas, com cerca de 126 mil habitantes e 3262 Km², cuja capital é a cidade de Aosta. É oficialmente bilingue, adotando tanto a língua italiana como a francesa. Tem limites ao norte com a Suiça, a oeste com a França, ao sul e a leste com o Piemonte, incluindo a província de Turim.
A atividade econômica principal da região é o turismo, particularmente ligados aos esportes de inverno, como esqui e alpinismo. Destaca-se para estes fins o moderno teleférico de Courmayeur, que dá acesso ao Mont Blanc, nas proximidades de Chamonix, na França.
A atividade econômica principal da região é o turismo, particularmente ligados aos esportes de inverno, como esqui e alpinismo. Destaca-se para estes fins o moderno teleférico de Courmayeur, que dá acesso ao Mont Blanc, nas proximidades de Chamonix, na França.
Estação do Skyway - Teleférico de Courmayeur |
A estação de Courmayeur possibilita o acesso a diversas pistas de diferentes graus de dificuldade, oferecendo oportunidade a todos os níveis de amantes do esqui de se adestrarem no esporte. São bastante comum também lojas que oferecem o aluguel de material para a prática do esporte e roupas especiais para o frio.
Outro aspecto que faz o Valle da Aosta ser uma região bastante procurada para o turismo, particularmente por europeus, é sua riqueza histórica. Herdeiro de um passado glorioso, o vale foi conquistado pelos romanos no século I de nossa era. Por ser o local onde mais foram encontrados objetos deste período, depois da própria Roma e de Pompeia, a cidade de Aosta, capital da região, foi designada como "A Roma dos Alpes". Ainda hoje na cidade se encontram construções que testemunham a presença dos romanos no passado, como o Arco de Augusto e anfiteatro romano.
Anfiteatro Romano |
Mas o grande diferencial da região, semelhante ao Val de la Loire, na França, são os diversos castelos que se espalham pela região, evidenciando a importância desempenhada por esta área que sempre foi limítrofe entre diferentes e poderosos reinos.
Um patrimônio cultural de significativa importância, constituído por castelos e casas fortificadas, bem como por fortalezas defensivas que buscavam proteger o vale de incursões inimigas, aguardam aos visitantes que incluem o Vale d'Aosta em suas jornadas. Distribuídas ao longo de todo o vale, estas construções colocadas em locais estratégicos, são testemunhos de um passado guerreiro, ameaçador, contudo glorioso e rico em estilos e características arquitetônicas.
Observe no vídeo a beleza e diversidade de alguns dos castelos encontrados no vale:
No próximo post iremos conhecer melhor os principais castelos do vale... Não percam!
XXX
Conheça estes e outros roteiros turísticos disponibilizados pela Militur Viagens Internacionais e saia do pacote, realizando uma viagem sob medida para suas necessidades. Entre em contato pelo mail gerencia@militurviagens.com ou acesse nosso site em www.militurviagens.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário