A Itália é uma república democrática europeia, cuja capital é Roma, sendo classificada como um dos principais destinos turísticos do mundo.
O país tem sido, ao longo dos séculos, sede de poder e exportador de tendências em diversos campos do conhecimento. Por intermédio de Roma, a Cidade Eterna, difundiu seus ideias de civilização por mais de dois milênios, liderando um império que se estendeu desde as ilhas britânicas, passando pelo norte de África e chegando até o Oriente Médio, incluindo as terras da Mesopotâmia.
Roma no séc. I d. C. |
Ainda que a porção ocidental do Império tenha caído diante de forças germânicas no quarto século de nossa era, a tradição romana se manteve presente e com enorme influência através do Império Romano do Oriente, cuja capital, Constantinopla, sobreviveu à queda de sua congênere ocidental por cerca de mil anos.
Constantinopla no séc. X d. C. |
O estabelecimento da tradição cristã como principal força religiosa durante o medievo europeu concedeu à Roma uma excepcional influência sobre os destinos das principais nações do mundo ocidental, gerando muitas vezes conflitos de interesses entre reis e papas, motivando disputas sangrentas e episódios controversos. Um dos mais destacados destes episódios foi o chamado sisma do ocidente que colocou em oposição dois lados da fé cristã e resultou no estabelecimento do duplo papado, um em Roma, sede tradicional do catolicismo, e outro em Avignon, sob a influência dos reis franceses.
Basílica de São Pedro - Sede da Igreja Católica |
Com a chegada da Idade Moderna, a Itália manteve sua influência sobre o mundo ocidental através do movimento chamado Renascimento, cujos vultos principais eram italianos. Assim, nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Maquiavel, Brunelleschi e outros tantos, deixaram marcas indeléveis na História da Humanidade em diversos campos do conhecimento como as artes, a política, a filosofia e a arquitetura. Algumas de suas obras ainda podem ser contempladas em prédios ou museus italianos, ajudando a fazer com que o país esteja entre os cinco mais visitados do mundo.
Duomo de Brunelleschi - Santa Maria de Fiori, Florença |
Além de uma riqueza cultural inigualável, a Itália caracteriza-se também por possuir dotes naturais de grande beleza em todas suas regiões. Seu território, relativamente extenso no sentido norte-sul e distribuído desde os Alpes até o mar Mediterrâneo, apresenta uma variação climática significativa e confere ao país uma grande variedade de atrativos turísticos, desde charmosas estações de esqui na neve a praias mediterrâneas paradisíacas. Normalmente, estas atrações naturais são "salpicadas" com lembranças de um rico passado milenar, tornando a visita à Itália uma aventura indescritível, qualquer que seja o destino escolhido dentro do país.
As Regiões da Itália |
Sem dúvida, um país que recebe cerca de 40 milhões de turistas por ano é porque tem uma estrutura eficiente e uma série de instrumentos para a captação destes recursos. Não abordaremos todos os pontos de interesse neste blog mas, nas próximas postagens, iremos conhecer um pouco mais sobre as principais atrações da Itália, responsáveis pela produção de significativa parcela dos recursos gerados pela indústria turística do país. Para tanto, percorreremos cada região destacando as principais cidades e seus destaques, na seguinte ordem:
Cruzeiros pelo Mediterrâneo
Aguarde os próximos posts da Militur Viagens Internacionais e saiba mais sobre estes lindos destinos turísticos que encantam milhões de pessoas há quase três milênios...
XXX
Acesse nosso site em www.militurviagens.com ou mande um mail para gerencia@militurviagens.com e saiba mais sobre este e outros destinos. Se ficar com vontade de conhecê-los pessoalmente, solicite um orçamento. Planejamos e operacionalizamos viagens personalizadas para atender suas demandas particulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário