Turim é uma importante cidade italiana, capital da região de Piemonte e quarta maior cidade da Itália em população, ficando atrás somente de Roma, Milão e Nápoles.
Possui uma história de mais de dois mil anos, tendo sido fundada por povos celto-ligures do noroeste da península itálica. Já no século que antecede nossa era havia sido dominada pelos romanos sob o nome de Iulia Augusta Taurinorum. Durante a maior parte da Idade Média esteve sob o controle da casa de Savoia, apesar de terem ocorrido momentos de autonomia sob a denominação de Condado de Turim. Em 1563 foi elevada a posição de capital do Ducado de Savoia e em 1720 passa a ser capital do reino da Sardenha, ainda sob a casa de Savoia, participando ativamente do processo que culminou com a unificação da Itália sob um reino, do qual foi capital no período de 1861 a 1864.
| Região de Piemonte |
Turim se constitui em um importante polo industrial italiano, sendo berço e sede mundial de uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, a FIAT, cujo nome, aliás, é um acrônimo de Fábrica Italiana de Automóveis de Turim. Esta vocação industrial aliada ao fato da cidade ter sido capital de importantes reinos durante séculos possibilitou o estabelecimento de muitos instrumentos de interesse turístico, como ricos palácios, prédios dotados de requintes arquitetônicos de grande beleza, igrejas antigas, teatros e outras tantas atrações que encantam ainda mais os visitantes, já naturalmente agraciados com a beleza e organização da cidade, emoldurada pela linda cordilheira dos Alpes e recortada pelo rio Pó.
Mole Antonelliana
Piazza Castello
Palazzo Madama
Localizado na Piazza Castello, o palácio foi uma das residências oficias da família Savoia, que foi a casa real mais duradoura da Europa, tendo exercido o poder por cerca de mil anos. As origens da cosntrução, contudo, são bem mais antigas e remontam a uma antiga porta de acesso à cidade romana que, posteriormente, com a queda do Império Romano e o estabelecimento do sistema feudal, foi transformada em fortaleza, sob a posse dos Marqueses de Monferrato. As disputas feudais características do medievo fizeram com que Turim passasse ao controle dos Saboia, cabendo o palácio ao ramo menor Saboia-Acaja, vindo daí parte do nome atual do prédio, especificamente os fundos da construção (Casaforte degli Acaja - Casa forte dos Acaja). Já a parte frontal do monumento (Palazzo Madama) data do século XVIII e foi mandado construir por Maria Joana Batista de Saboia, Madame Real, mãe do futuro rei de Sardenha e regente do reino. Catedral de São João Batista
Museu Egípcio
Palácio Real de Turim
O Palácio Real de Turim é um antigo palácio real da casa de Saboia, localizado no centro histórico da cidade, na centralíssima Piazza Castello, de onde partem as principais vias que percorrem a região (Pó, Roma, Garibaldi e Pietro Micca). O palácio faz parte de um complexo de edifícios que estão entre os mais antigos, ricos e fascinantes de toda a Itália. Assim como o Palácio Madama, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997, dentro do conjunto das Residências da Casa de Saboia. Pouco se sabe sobre a construção do complexo. No século XVI, quando Emanuel de Saboia resolve trasladar sua capital de Chambéry para Turim, o palácio pertencia ao bispo local, sob o nome de Palazzo Episcopale San Giovanni. O Duque de Saboia não teve o menor constrangimento em expropriar a construção para si, sob o nome de Palazzo Ducale de Torino. Manda quem pode...
XXX
Conheça Turim e outros destinos italianos com qualidade e ótimos preços! Entre em contato com a Militur Viagens Internacionais que elaboramos e implementamos os melhores roteiros para atender suas necessidades. Mande um mail para gerencia@militurviagens.com e solicite seu orçamento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário