domingo, 18 de junho de 2017

Os Encantos de Turim

Viagens Internacionais, circuitos europeus, roteiros europeus, lua de mel na Europa, turismo na Europa

                     Turim é uma importante cidade italiana, capital da região de Piemonte e quarta maior cidade da Itália em população, ficando atrás somente de Roma, Milão e Nápoles.

Viagens Internacionais, circuitos europeus, roteiros europeus, lua de mel na Europa, turismo na Europa
    Possui uma história de mais de dois mil anos, tendo sido fundada por povos celto-ligures do noroeste da península itálica. Já no século que antecede nossa era havia sido dominada pelos romanos sob o nome de Iulia Augusta Taurinorum. Durante a maior parte da Idade Média esteve sob o controle da casa de Savoia, apesar de terem ocorrido momentos de autonomia sob a denominação de Condado de Turim. Em 1563 foi elevada a posição de capital do Ducado de Savoia e em 1720 passa a ser capital do reino da Sardenha, ainda sob a casa de Savoia, participando ativamente do processo que culminou com a unificação da Itália sob um reino, do qual foi capital no período de 1861 a 1864.

Viagens Internacionais, circuitos europeus, roteiros europeus, lua de mel na Europa, turismo na Europa
Região de Piemonte
                       

 Turim se constitui em um importante polo industrial italiano, sendo berço e sede mundial de uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, a FIAT, cujo nome, aliás, é um acrônimo de Fábrica Italiana de Automóveis de Turim. Esta vocação industrial aliada ao fato da cidade ter sido capital de importantes reinos durante séculos possibilitou o estabelecimento de muitos instrumentos de interesse turístico, como ricos palácios, prédios dotados de requintes arquitetônicos de grande beleza, igrejas antigas, teatros e outras tantas atrações que encantam ainda mais os visitantes, já naturalmente agraciados com a beleza e organização da cidade, emoldurada pela linda cordilheira dos Alpes e recortada pelo rio Pó.


Mole Antonelliana 

Viagens Internacionais, circuitos europeus, roteiros europeus, lua de mel na Europa, turismo na Europa        Esta construção é o símbolo de Turim e seus quase 170 metros de altura fazem com que se destaque no horizonte da região, podendo ser vista de diversos pontos da cidade. O prédio possui um elevador que permite o acesso a um mirante com lindas vistas não apenas de Turim mas também das belas montanhas alpinas que circundam a cidade. A utilização do elevador é cobrada e o turista pode optar por um ingresso que permita também a entrada ao Museu do Cinema Italiano, localizado na base do prédio. 


Piazza Castello

Viagens Internacionais, circuitos europeus, roteiros europeus, lua de mel na Europa, turismo na Europa, la Mole, Piazza Castello         A Piazza Castelo é o coração do centro histórico da cidade e onde estão localizados alguns dos principais monumentos de interesse turístico, como o Palácio Real, o Palazzo Madama e a Catedral de são João Batista, famosa em todo mundo por ser responsável pela guarda do Santo Sudário. A partir da Piazza, com uma curta e agradável caminhada, pode-se também chegar a outros pontos de interesse como o Teatro Real, famoso por apresentações de ópera de elevado nível artístico, o Museu Egípcio, segundo maior museu do gênero do mundo, ficando atrás apenas do Museu do Cairo e, seguindo pela Via Pó, chega-se às belas margens do rio.


Palazzo Madama

Viagens Internacionais, circuitos europeus, roteiros europeus, lua de mel na Europa, turismo na Europa        Localizado na Piazza Castello, o palácio foi uma das residências oficias da família Savoia, que foi a casa real mais duradoura da Europa, tendo exercido o poder por cerca de mil anos. As origens da cosntrução, contudo, são bem mais antigas e remontam a uma antiga porta de acesso à cidade romana que, posteriormente, com a queda do Império Romano e o estabelecimento do sistema feudal, foi transformada em fortaleza, sob a posse dos Marqueses de Monferrato. As disputas feudais características do medievo fizeram com que Turim passasse ao controle dos Saboia, cabendo o palácio ao ramo menor Saboia-Acaja, vindo daí parte do nome atual do prédio, especificamente os fundos da construção (Casaforte degli Acaja - Casa forte dos Acaja). Já a parte frontal do monumento (Palazzo Madama) data do século XVIII e foi mandado construir por Maria Joana Batista de Saboia, Madame Real, mãe do futuro rei de Sardenha e regente do reino. 


Catedral de São João Batista

Viagens Internacionais, circuitos europeus, roteiros europeus, lua de mel na Europa, turismo na Europa, catedral de São João Batista, Sudário de Turim          A Catedral de São João Batista teve sua construção iniciada em 1491 e foi concluída sete anos mais tarde, em 1498. O local onde se encontra, contudo, tem sido ambiente de adoração religiosa há mais de dois mil anos. Estudos paleontológicos concluíram que a atual igreja, principal templo cristão da cidade, foi erigida sobre as ruínas de um antigo tempo pagão do primeiro século antes de Cristo e também sobre outras três igrejas do período proto cristão, do sexto século  de nossa era. A Catedral de São João Batista é famosa no mundo inteiro por ser o local de guarda do Santo Sudário de Turim (Sindone di Torino em italiano), o qual por muitos séculos esteve sob a posse da família de Savoia. O Sudário é uma peça de linho na qual se encontra a imagem do corpo de um homem com marcas de ferimentos e torturas compatíveis às descritas nas Santas Escrituras. Os católicos acreditam que se trate do tecido utilizado por José de Arimatéia para envolver o corpo de Jesus e que a imagem sobreposta a ele seria a mais importante e relíquia do Cristo, ou seja, sua própria imagem. Os diversos estudos já realizados sobre o tecido foram inconclusivos. Não se pôde definir a idade do material, mas sabe-se que não foi pintado, que há na estrutura projeção em três dimensões da imagem e que existe sangue humano no material que compõem o desenho. Se pertence ao Filho de Deus... é uma questão de Fé. Infelizmente, por motivos de segurança e preservação, o Santo Sudário de Turim raramente é exposto ao público.


Museu Egípcio

Viagens Internacionais, circuitos europeus, roteiros europeus, lua de mel na Europa, turismo na Europa, catedral de São João Batista, Sudário de Turim    O Museu Egípcio de Turim, oficialmente Museo delle Antichità Egizie di Torino, possui o segundo maior acervo arqueológico referente à cultura e às artes do Egito Antigo, ficando atrás somente do Museu do Cairo. São cerca de 6.500 peças em exposição permanente e mais de 25.000 artigos em reserva técnica, a maioria coletados nas escavações realizadas pela Missão Italiana que ocorreu no período de 1900 a 1930. Durante estes anos, em razão de restrições orçamentarias do país africano para investir em arqueologia, vigorava a norma que os produtos achados eram divididos igualmente entre os países financiadores das expedições e o Egito. Hoje em dia já vigora um novo estatuto e qualquer material encontrado em território egípcio pertence ao país. Tão importante se tornou o acervo do museu de Turim que o próprio egiptólogo Champollion, tradutor dos hieróglifos, declarou que "O caminho entre Menphis e Tebas passa por Turim".


Palácio Real de Turim

Viagens Internacionais, circuitos europeus, roteiros europeus, lua de mel na Europa, turismo na Europa, catedral de São João Batista, Sudário de Turim          O Palácio Real de Turim é um antigo palácio real da casa de Saboia, localizado no centro histórico da cidade, na centralíssima Piazza Castello, de onde partem as principais vias que percorrem a região (Pó, Roma, Garibaldi e Pietro Micca). O palácio faz parte de um complexo de edifícios que estão entre os mais antigos, ricos e fascinantes de toda a Itália. Assim como o Palácio Madama, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997, dentro do conjunto das Residências da Casa de Saboia. Pouco se sabe sobre a construção do complexo. No século XVI, quando Emanuel de Saboia resolve trasladar sua capital de Chambéry para Turim, o palácio pertencia ao bispo local, sob o nome de Palazzo Episcopale San Giovanni. O Duque de Saboia não teve o menor constrangimento em expropriar a construção para si, sob o nome de Palazzo Ducale de Torino. Manda quem pode...

XXX

           Conheça Turim e outros destinos italianos com qualidade e ótimos preços! Entre em contato com a Militur Viagens Internacionais que elaboramos e implementamos os melhores roteiros para atender suas necessidades. Mande um mail para gerencia@militurviagens.com e solicite seu orçamento.

Viagens Internacionais, circuitos europeus, roteiros europeus, lua de mel na Europa, turismo na Europa, catedral de São João Batista, Sudário de Turim


Nenhum comentário:

Postar um comentário